Lancheira Nutritiva

19-02-2014 20:33

Senhores pais,

O início das aulas trás um pouco de tranquilidade aos pais, mas ao ,mesmo tempo aquela indecisão: como montar a lancheira do  meu filho? Pensando não só em alimentar e sim em nutrir os alunos, seguem algumas dicas que podem ser úteis, na hora de montar o lanchinho dos pequenos.

Foco: prefira sempre alimentos mais naturais, aos invés dos industrializados!

Para beber: armazene em garrafinha térmica um chá natural de ervas, água de coco, sucos naturais que não oxidam facilmente, (abacaxi, melancia, melão). Iogurtes: sabor natural, com mel, ameixa, cenoura e laranja, coco... sem os terríveis corantes vermelhos.

Sanduíches: pão integral com geleia, requeijão, manteiga, ou incrementados com queijo branco, blanquet de peru, alface, tomate, pepino, cenoura ralada.

Porção de legumes: cenoura e pepino em palitos, cenoura baby e tomate cereja.

Frutas: pode ser inteira (banana, maçã e pera) ou já manipuladas e armazenadas em potinhos (gomos de tangerina, uvas, pedaços de mamão, abacaxi, melancia ou melão).  Frutas secas: ameixa, damasco, uva passa.

Bolinhos: Bolos caseiros simples: cenoura, laranja, maça, banana e fubá.

Biscoitos: Os mais simples: sem recheio. De preferência tipo cookies integrais. Também os de polvilho.

Uma garrafa com água também é importante.

Evite: sucos de caixinha, principalmente a base de soja, sobremesas lácteas, bolachas recheadas, bolinhos industrializados. Por mais práticos que sejam, não devem fazer parte da rotina alimentar das crianças.

Criança bem nutrida aprende mais, brinca mais e se desenvolve melhor!

Fica a dica!

Fonte: Revista Em Condomínios/fevereiro/Mariana Tavares Nutricionista

 

Equipe Doce Infância  

Voltar