Proposta Pedagógica

Educação Infantil Doce Infância

 

Nossa Proposta Pedagógica se fundamenta na teoria Sociointeracionista de Lev Vygotsky. Esta teoria considera a convivência diária, as possibilidades interativas e a socialização das experiências como alicerce na construção dos saberes de cada aluno. Neste contexto pedagógico, o brincar se torna experiência singular de cada criança e requisito essencial de nossa proposta. Para tanto, em meio ao ato de educar, o educador busca, constantemente, o equilíbrio entre o direcionamento, a intervenção e a mediação de ações e reações do educando, para que cada aluno desenvolva a própria autonomia, a fim de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser, aprender a respeitar as diferenças e aprender a resolver situações-problema.

Contamos com a parceria de profissionais qualificados dentro de todos os segmentos da escola, tais como, professores formados e pós-graduados, ministrando aulas a partir de nossa proposta sociointeracionista; auxiliares e recreacionistas em formação constante; parcerias, que contribuem com a formação integral de nossos alunos; como as aulas de psicomotricidade com professora especializada; aulas de musicalização infantil com professora preparada para o público de 4 meses a 6 anos; aulas de inglês lúdico duas vezes por semana, com professora especializada; orientações odontológicas mensais e práticas, com odonto-pediatra, para todos os alunos,  a fim de que todos assimilem estas orientações;  orientação alimentar, com nutricionista, em forma de oficinas, palestras e atividades práticas semanais dentro da grade curricular. Mantemos ainda parceria fiel com o Sistema de Ensino Jean Piaget, que oferece a nossos alunos e professores uma proposta multimídia de ensino englobando conceitos importantíssimos na educação integral dos alunos. 

Projeto de Educação Financeira, oferecido pela Editora DSOP para as turmas de nível I e II. Esse projeto tem como objetivo garantir a construção de cidadãos educados e sustentáveis financeiramente, proporcionando mudanças de hábitos e costumes, tudo dentro de uma linguagem infantil, explorada pelas professoras após capacitações.

A partir do Maternal II, os alunos contarão com duas aulas semanais de Inglês, assim estaremos caminhando para uma educação integral, explorando uma segunda língua, uma vez que pesquisas recentes comprovam que a criança que aprende uma segunda língua apresenta um maior e melhor desenvolvimento com relação à percepção, aos sentidos, a significados e à resolução de problemas. Um ponto muito forte para a assimilação de uma segunda língua, enquanto pequenos, é que as crianças não têm medo de errar e são muito comunicativas.

Escola Doce Infância também desenvolve com os alunos conceitos básicos para uma alimentação mais saudáv, trabalho  este intensificado dentro de nossas aulas de Educação Alimentar. O momento da alimentação é muito rico em ferramentas para o aprendizado em todas as áreas de conhecimento, como linguagem oral e escrita – apresentação do nome dos alimentos, raciocínio lógico – quantidades dos alimentos explorados, natureza e sociedade – características e origem dos alimentos e rotina alimentar das famílias. Vamos usar mais uma forma de aprendizado para deixar nossas aulas mais contextualizadas e assim mais atrativas.  Durante o ano, os alunos contarão com palestras sobre alimentação com uma nutricionista e os pais, palestras com temas do universo das crianças, além de debates.

Educação Infantil

          Maternal I - 2 anos completos até 31/03
          Maternal II - 3 anos completos até 31/03
          Nível I - 4 anos completos até 31/03
          Nível II - 5 anos completos até 31/03